APRENDENDO A CUSTOMIZAR SEU SHORT

A pedido de muitas leitoras, resolví fazer novamente o passo a passo do short tie dye e dip dye! Não sou muito boa em explicações, mas espero que consigam entender direitinho e qualquer dúvida é só perguntar!
O mais importante é que saibam que não sou expert nisso e realmente me arrisquei a fazer as customizações, até porque sou o desastre em pessoa, tudo eu derrubo, quebro, estrago...ahahahahhaa. Juro que no fundo eu achava que não funcionaria, mas o bacana dessas customizações são que nunca ficarão iguais, cada uma tem sua característica!!!

Você vai precisar de:
- 1 calça, short ou saia jeans
- 1 panela grande ou balde de alumínio
- 1/2 litro de água sanitária
- 1 vidro de descolorante em pó para tecidos
- 1 vidro de corante em pó da cor de sua preferência
- Sal para ajudar fixar a cor
- Elásticos para amarrar o jeans

Etapa 1 (se a peça já for branca, pular para a etapa 2) :
Coloque o short de molho em ½ litro de água sanitária e um pouco de água, deixe por mais ou menos 2 horas ou até perceber que clareou bastante.
Se o tecido não ficar da cor de sua preferência (geralmente fica amarelado, eu particularmente não gosto), ferva água (suficiente para cobrir a peça) num balde de alumínio ou panela grande, misture o pó descolorante e assim que dissolvido, mergulhe o short na solução. Mexa sempre com uma colher ou espátula de madeira até ficar branco.
OBS: Eu geralmente despejo a mistura fervendo numa bacia, coloco o short e vou mexendo fora do fogo até chegar na cor que quero. Tenho medo de deixar muito tempo no fogo e acabar estragando o jeans e também pelo fato das panelas em casa não serem tão grandes.

Etapa 2:
Após descolorido o jeans, lave o short em água corrente, torça e amarre com um elástico para separar a parte que irá tingir.
Ferva água suficiente para cobrir a quantidade de tecido que você irá tingir, acrescente o corante e um punhado de sal. Após dissolvido, despeje o conteúdo numa bacia e mergulhe a parte a ser tingida, deixe de molho por 30 minutos, sempre pressionando com a espátula para que o corante pegue bem.
Depois enxágüe, tomando cuidado para que a água da parte tingida não escorra na parte branca, coloque para secar e pronto!


As únicas fotos de passo a passo que tenho são do short tie dye 3 cores, mas acho que dá pra observar as amarrações e a maneira como se deve tingir!


No caso do short verde , para causar o efeito degradê, fiz a mistura de um pouco de corante e mergulhei o short por inteiro durante 10 minutos. Depois, fiz outra mistura com menos água e o restante do corante, amarrei o short ao meio e deixei a parte de baixo de molho por mais 30 minutos. Por isso a parte superior ficou mais clara e a inferior mais escura!


O short azul foi uma verdadeira bagunça! O jeans era muito escuro e não desbotava por nada no mundo! Depois de tentar deixá-lo branco, decidi tingir somente a parte inferior e deixar a superior na cor máxima que conseguí descolorir! Achei que o efeito ficou bacana assim mesmo...
Mas se quiserem esse efeito num short que tenha sido descolorido até ficar branco, é só mergulhar o tecido por inteiro numa mistura com azul claro e depois tingir somente a parte inferior com azul mais escuro.